quinta-feira, 23 de setembro de 2010

FALANDO DE FRUTAS - O MORANGO

Cultivado no sistema convencional o morangueiro pode receber em média 45 pulverizações[1] com agrotóxicos, motivo pelo qual já encontra-se na lista negra dos alimentos campeões de resíduos químicos. Entretanto, a prática de alguns produtores orgânicos tem mostrado que existe viabilidade técnica, econômica, social e ecológica da produção orgânica de morango, como veremos neste artigo baseado no relato de experiência de dois produtores[2] do sul do Brasil.
O morangueiro (Fragaria x ananassa) é uma cultura típica de climas mais amenos, não sendo muito tolerante a temperaturas elevadas. No Brasil o morango tem se adaptado melhor do sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, porém existem experiências até mesmo no cerrado.


O morango é uma fruta que contém grande quantidade de vitamina C, que evita:
- a fragilidade dos ossos;
- má formação dos dentes;
- dá resistência aos tecidos;
- age contra infecções;
- ajuda a cicatrizar ferimentos;
- evita hemorragias.

Ele possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro.
A Niacina tem como função:
- evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo.

O Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue.

Natural ou em sucos, o morango é recomendado como auxiliar do tratamento da gota e reumatismo. É ainda eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias.


Veja os benefícios do morango para sua beleza

É bem difícil encontrar alguém que não goste dessa fruta tão saborosa que é o morango. Além de ser deliciosa e ser a matéria prima de centenas de sobremesas dos deuses, a fruta é famosa por ser fonte de saúde e também extremamente útil para a beleza. O morango é fonte de vitaminas e sais minerais, para se ter idéia em quatro morangos médios temos 28 miligramas de Vitamina C, 12 miligramas de Fósforo, 7 miligramas de Magnésio, 83 miligramas de Potássio e apenas 15 calorias.
Você quer o seu rosto mais macio, limpo e a pele mais clara? Anote ai então um ótima mascara facial de morangos.
Vai precisar de 3 morangos médios, 1 colher se sopa de iogurte, 1 colher de sopa de aveia e 1 colher de sopa de mel. Bata todos esses ingredientes no liquidificador e a mascara já está pronta. Antes de aplicar, limpe muito bem a pele com água e sabonete. Depois da pele limpinha, aplique uma boa camada da mascara, deixando agir por meia hora. Retire-a após esse tempo com água gelada. Atente-se apenas para não sair ao sol de jeito nenhum com morango n pele, pois provoca queimaduras. Repita esse procedimento uma vez por semana.
Agora se você está precisando de uma boa hidratação nos cabelos, para deixá-los brilhantes e o couro cabeludo fortificado, o morango também pode te ajudar.
Você vai precisar de 3 morangos médios, 1 colher de sopa de iogurte, 1 colher de sopa de aveia, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa e abacate. Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique a mistura nos cabelos já lavados. Deixe agir por meia hora e enxágüe. O procedimento deve ser repetido uma vez na semana também.
Você vai notar uma grande diferença na sua beleza com os benefícios do morango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário