sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SOBRE SAÚDE...

ENTENDENDO A TPM

Os sintomas mais freqüentes são apresentados a seguir, não para que você faça seu diagnóstico, mas para que você identifique se seus sintomas estão associados à TPM e desta forma aprenda a reconhecê-los, lidar com eles, e mais importante de tudo, que saiba que existem formas de tratamento que podem melhorar a sua qualidade de vida, portanto, não permita que estes sintomas comprometam a sua disposição, seus relacionamentos pessoais e profissionais e sua produtividade, procure o quanto antes seu médico e converse com ele.
Vale salientar que são considerados sintomas de TPM, somente aqueles que aparecem antes da menstruação, e desaparecem com a menstruação ou logo nos primeiros dias após a ocorrência da menstruação, se o sintoma é persistente durante todo o mês, independente da menstruação, então você deverá procurar o médico especialista no tratamento daquele sintoma, pois isto não é TPM.
Os sintomas podem ser classificados em físicos e emocionais:
SINTOMAS FISICOS:
Cefaléia - A famosa "dor de cabeça", é o sintoma mais freqüente e pode aparecer alguns dias antes ou durante a menstruação. Acredita-se que sua causa esteja ligada à alteração do nível do hormônio estrogênio que nesta fase sofre uma queda aguda, provocando alterações nos vasos do cérebro o que a desencadeia.
É importante observar se ela aparece sempre antes ou durante a menstruação, ou se ela surge em outros dias do mês, neste último caso, você deve procurar um médico especialista em dores de cabeça, o neurologista.
Mastalgia - Sensação de mamas doloridas e inchadas.
Dor ou inchaço nas pernas, pés e abdômen - As pernas além de inchadas apresentam uma sensação de peso e dor constante e o abdômen aumenta de tamanho.
Dor nas costas - Essa dor pode ser localizada desde o pescoço até a região lombar
Alterações do apetite e vontade de comer determinados tipos de alimentos - ingestão de alimentos calóricos ou ainda a perda do apetite. Outra característica é o desejo por determinados tipos de alimentos, entre eles os doces, com destaque especial para o chocolate.
Acne - As espinhas, comumente aparecem na fase pré-menstrual devido às alterações hormonais características do ciclo menstrual da mulher.
Ondas de calor - Sensação de calor independente da temperatura externa que às vezes encontra-se baixa com percepção de frio para as demais pessoas. O hormônio progesterona age no centro que regula a temperatura no cérebro e esta pode aumentar nesta fase.
Insônia - noites mal dormidas, com sono que não vem, ou ainda acordando diversas vezes durante a noite
Sonolência - Sono incontrolável em horários onde normalmente estamos despertos e ativos.
Cansaço - O cansaço muitas vezes está associado a todo o desconforto que os demais sintomas causam e às vezes tem a ver com a insônia que pode estar presente no período pré-menstrual e que compromete o período de descanso da mulher.

SINTOMAS EMOCIONAIS:
Irritabilidade - qualquer coisinha te tira do sério, é o famoso pavio curto.
Agressividade - vontade de discutir, brigar e até agredir fisicamente alguém.
Ansiedade - sensação de que algo ruim vai acontecer, muitas mulheres relatam um aperto no peito, uma angústia impossível de definir. 
Tensão - sensação de que todos os músculos do corpo estão contraídos. 
Depressão - tristeza profunda, falta de vontade de viver, desânimo, desesperança. 
Sensação de culpa e insignificância - percepção de que tudo de errado que acontece está sob nossa responsabilidade, além de um sentimento profundo de não ter importância para nada nem ninguém. 
Choro fácil - impossível controlar as emoções, o choro vem sem controle nas situações mais simples e imprevisíveis. 
Esquecimento - falta de atenção e concentração nas atividades realizadas, esquece datas, prazos, telefonemas, compromissos. 
Confusão - troca as informações, erros de encaminhamentos, fala a coisa errada para a pessoa errada, troca endereços, telefones, etc. 
Labilidade emocional - as emoções estão literalmente à flor da pele, chora por qualquer motivo, um simples comentário pode provocar uma discussão absurda, o humor se altera com muita facilidade passando de um estado de euforia, para um estado de tristeza profunda ou ainda agressividade. 
Isolamento - desejo de se manter longe das pessoas e do convívio social. 
Falta de iniciativa - vontade de não fazer nada, literalmente ficar parada olhando para o infinito, desmotivação com as atividades diárias. 
Compulsão por doces - desejo incontrolável e compulsivo de comer coisas doces 
Aumento de apetite - vontade de comer muito e o tempo todo 
Diminuição da libido - falta de desejo para fazer sexo

QUALIDADE DE VIDA:
Por muitos anos a menstruação e tudo o que estivesse relacionado a ela foi cercado de preconceitos, mitos e tabus, mas com o ingresso das mulheres no mercado de trabalho, percebeu-se que boa parte das ausências entre elas, ocorria nos períodos anteriores e durante a menstruação, motivados principalmente por queixas de cólicas, cefaléias e depressão, além do que, certos comportamentos associados à TPM, como irritabilidade, agressividade, confusão, labilidade emocional e esquecimentos, eram motivos de demissões.
Existem ainda, relatos demonstrando que nas semanas que antecedem a menstruação, as mulheres estão mais sujeitas a sofrer acidentes e a ter atitudes consideradas anti-sociais, havendo estudos que demonstram que ocorre aumento de atendimentos hospitalares, 52% das mulheres admitidas após acidentes sérios e 67% das ingestas alcoólicas excessivas encontram-se na fase pré-menstrual.
Em relação às questões legais 62% dos crimes violentos, 84% dos atos violentos e 45% das tentativas de suicídio ocorrem na semana pré-menstrual ou no início da menstruação,
A TPM afeta de maneira significativa e muito séria o bem estar e a qualidade de vida das mulheres, impactando em diversas atividades de sua vida, sendo que as mais comprometidas estão relacionadas ao parceiro, aos filhos, a vida social, ao trabalho, as atividades diárias e à vida sexual.
Estudos demonstram que muitos dias são perdidos pela mulher com TPM, cerca de 6 a 8 dias a cada ciclo menstrual, numa média de 7 a 8 anos de sua fase reprodutiva, com o comprometimento médio de 2.800 dias de sua vida.

fonte: EQUIPE Programa Ato - Bayer Schering Pharma

Nenhum comentário:

Postar um comentário