terça-feira, 14 de setembro de 2010

A DEPRESSÃO PODE SER COMBATIDA COM FRUTAS

Recentemente, um estudo feito nas Filipinas mostrou que comer duas ou três bananas por dia pode ajudar a combater a depressão. O estudo do Food and Nutrition Research Institute (FNRI), um instituto ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e o principal centro de investigação na área da nutrição naquele país, detectou que a banana é rica em uma substância antidepressiva natural conhecida como triptofano. A substância estimula os neurônios a produzirem níveis suficientes de serotonina para melhorar o humor das pessoas. Além dessa característica, os pesquisadores também observaram que na fruta são encontrados níveis altos das vitaminas B6, C, A e K. Essas vitaminas podem ajudar a combater a insônia, a fraqueza e a irritação. Também é importante ressaltar que a vitamina regula o nível de glicose no sangue. A regulação se repercute no estado de espírito das pessoas. A banana não produz colesterol nem causa obesidade. Dessa forma, ajuda a reduzir o risco de enfarte do miocárdio.
Entretanto, não só a banana que tem a capacidade de ajudar o organismo a combater a depressão e outros problemas de saúde. Muitas frutas e verduras ajudam as pessoas nessa batalha, além de outras medidas alimentares que podem ser tomadas. A jabuticaba, por exemplo, tem o complexo B, que age como antidepressivo. O espinafre tem potássio e ácido fólico, duas substâncias que podem juntas também prevenir a depressão. A folha de alface é boa para acalmar as pessoas. O talo da verdura tem lactucina, que é justamente a substância que funciona como calmante. As folhas de alface podem ser comidas nas saladas ou degustadas nos sucos e chás. Já para diminuir o cansaço e a ansiedade, a ingestão de peixes faz bem. O zinco e selênio, encontrados nesse tipo de carne, agem no cérebro para diminuir o cansaço e a ansiedade. Comer pelo menos dois ovos por semana também é saudável porque eles têm tiamina e a niacina, vitaminas do complexo B, ácido fólico e acetilcolina. A falta de ovos pode causar apatia, ansiedade e a perda de memória.
Além das frutas e verduras que podem ser ingeridas para combater a depressão e até outros males, estudiosos acreditam que hábitos alimentares também podem contribuir nessa cruzada. Quem realmente estiver disposto a ter hábitos saudáveis que ajudem na redução de sintomas e no auxílio do combate a depressão, pode passar a ter uma vida melhor. Para tanto, é bom reduzir a ingestão de açúcar de uma maneira geral e evitar a cafeína. Também se deve comer à vontade frutas e verduras. Os alimentos que têm baixo teor de gordura são mais saudáveis. Um estudo feito nos Estados Unidos, durante cinco anos, mostrou que homens e mulheres que tinham uma dieta de apenas 20% a 30% de calorias relacionadas à gordura, conseguiram reduzir o colesterol e a depressão. Outra dica é evitar os alimentos industrializados.
Não é fácil ter hábitos alimentares saudáveis para quem está acostumado com uma alimentação totalmente sem regras há anos. Mas com uma pitada de força de vontade e disciplina, a depressão e outros aspectos podem melhor através de uma alimentação mais saudável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário