quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VAMOS TOMAR CHÁ?

O QUE VEM A  SER UM CHÁ?

O chá é uma bebida de origem chinesa, que nada mais é do que um infuso proveniente da imersão de folhas, ervas ou flores de algumas plantas, em água fervente, para extrair-lhes as substâncias aromáticas ou medicinais. Os chás recebem denominação variada em função do processo de produção e da graduação de suas folhas. Hoje, muitas plantas já tem seus efeitos terapêuticos comprovados cientificamente, e estão ao nosso alcance não apenas na forma de chá, mas também na forma de medicamentos vendidos nas farmácias.


DE ONDE VEIO O CHÁ?





Existem várias lendas em torno da origem dos chás. A mais popular é que os chás surgiram na china por volta de 2.800 anos a.c., por um Imperador chinês chamado Shen Nung, considerado o Pai do Chá?. Conta-se que ele estaria fervendo água embaixo de uma árvore e que algumas folhas caíram na água sem que ele nota-se. Ao provar, sentiu um gostoso aroma e sabor, e desde então, começou a realizar várias experiências. Ao passar dos anos, o uso do chá tornou-se um hábito comum na China, mas, usado apenas como bebida aromática.
No século XVII, a Inglaterra trouxe para a Europa os chás da China, motivada, segundo alguns estudiosos, pela escassez do café no mercado mundial. Nesta época, o chá era usado apenas como bebida aromática, seus efeitos terapêuticos ainda não eram conhecidos, e apenas as classes mais altas da sociedade tinham acesso a ela, devido ao seu valor elevado. No século XVIII, devido a diminuição de impostos e ao aumento das regiões produtoras de chá no mundo, o chá tornou-se um produto barato, e tornou-se acessível ás classes mais baixas da população.
Desde a descoberta do chá como bebida aromática até os dias de hoje, muitos estudos foram feitos para provar suas propriedades farmacológicas. Os índios deram uma grande contribuição para os estudos sobre os chás, devido aos seus grandes conhecimentos sobre plantas e ervas, que eram e são usadas até hoje, na medicina indígena. Ao longo de muitos anos e de muitos estudos, foi-se descobrindo os vários benefícios e propriedades curativas que as plantas possuem.

COMO USAR AS FOLHAS AROMÁTICAS OU TERAPEUTICAS?

INFUSÃO: Despejar água fervendo sobre as ervas, numa vasilha, deixá-las em repouso durante 10 minutos, abafadas. 



DECOCÇÃO: Colocar as ervas em água fria. O tempo de fervura varia de 
5 a 10 minutos, retire a vasilha do fogo e conserve tampada. Após coar e tomar.

MACERAÇÃO: Põe-se de molho as ervas em água fria, durante 12 horas, neste processo os sais minerais e vitaminas são mais aproveitados.

CATAPLASMA: Socam-se as plantas, formando uma papa que se coloca sobre o local dolorido, diretamente entre dois panos, quente, morno ou frio.

GARGAREJOS: Prepare o chá. Fazer gargarejos várias vezes ao dia.

INALAÇÃO: Põe-se as ervas para cozimento até fervura, aspirando-se em seguida o vapor.

BANHOS: As ervas também apresentam bons resultados, para uso externo e interno, muito difundida pela hidroterapia.

Um comentário: